Fralda de Pano, ecológica ou descartável: qual a melhor opção?

 

Quando o assunto é gravidez a primeira coisa que dizem é: Prepara-se para comprar fralda, não é? Terrível! torne isso um processo leve

 

As fraldas de pano e ecológicas voltaram com toda força e tem muito motivo! Elas são sim mais saudáveis, confortáveis e econômicas, mas claro que não existem soluções mágicas e com “impacto zero” no meio ambiente. 

Sendo assim fizemos uma busca em artigos e relatos pessoais para ajudar a esclarecer dúvidas e deixar o assunto acessível para sua autonomia e decisão.

Vamos lá pro choque de realidade:   

Bebê ecológico: Samira usando fralda de pano.
Samira rescém nascida já com a fralda de pano

Você sabía que apenas no primeiro ano de vida, um bebê utiliza cerca de 2.700 fraldas?

Apenas 1% dos bebês no Brasil usam fralda de pano exclusivamente. 

O Brasil está em 3º lugar do mundo dos que mais consomem a fralda descartável. 

Aproximadamente (inacreditáveis) 7 BILHÕES de fraldas descartáveis POR ANO

Parece que alguém está lucrando muito com isso, e vão fazer de tudo pra você não parar de comprar…
Eu como médico, pai recente e entusiasta das alternativas ecológicas, quero mostrar ao máximo uma visão realista dos estudos e das nossas vivências como família. 
Somos uma família em transformações diárias e aprendizados, e queremos dividir com vocês para podermos trocar nossas informações!

1. Breve história das fraldas

As soluções da “incontinência” dos bebês mudavam conforme os períodos da sociedade (sem contar os que ficam peladão, que nunca saem de moda), nas épocas mais antigas tem relato de utilizar plantas e pele de animais para poder resolver (indígenas, por exemplo, utilizavam pele de coelho como fralda e grama pra ajudar a absorver e esquimós pele de foca) apenas no século XIX que foi desenvolvida a fralda de pano, por volta de 1940 uma americana (GÊNIA) teve a ideia de pegar o plástico do box do chuveiro e fazer de capa pra proteger o pano e mais adiante na por volta de 1950 foi desenvolvida a fralda descartável, já que durante a guerra o algodão virou raridade. Na época não era tanto discutido o impacto ambiental dos resíduos no meio ambiente, nem o impacto de diversos materiais químicos em contato direto com a pele do bebê, e conforme foi passando os anos as industrias foram se ajustando para se encaixar aos novos modelos. 

Hoje em dia o que sabemos é que diminuíram e muito a quantidade dos produtos químicos ofensivos à nossa pele, mas ainda longe de ser o ideal. Já da parte sustentável… ainda permanece o desastre.

2. Quais tipos de fraldas existem?

Existem diversos tipos de fraldas, mas as mais comuns e as quais pesquisamos basicamente se encaixam em 4 “categorias”

 

 

  • Fralda descartável 
  • Fralda descartável Biodegradável
  • Fralda de pano tradicional
  • Fralda ecológica ( ou moderna)

Fralda descartável

– A composição de uma fralda descartável é feita de  43% de polpa de celulose (celulose fluff), 27% de polímero super-absorvente (PSA), 10% de polipropileno (PP), 13% de polietileno (PE), e 7% de fitas, elásticos e adesivos. Ou seja, é feita de celulose, plásticos derivados do petróleo e gel de absorção. 

Comprou, usou, jogou ( prático, bem prático)

 – Seu tempo médio de decomposição é de 500 anos ( hmm…)

– Tem de diversos tamanhos, valores e tipos, como por exemplo de uso diurno e uso noturno.

Uso único descartável 

São mais abafadas e menos confortáveis (mulheres que usam absorvente, sabem o que é isso…) podendo aumentar o risco de alergias e assaduras, sendo assim aumentando a chance de infecções de pele.

geralmente recomendado  uso de pomada para assadura.

– Em geral podem ser trocadas em média de 6h e alguns modelos noturnos podem durar até 12h ( claro que você não vai utilizar a noturna para o dia. e Claro, a higiene é o primeiro passo da saúde do bebê).

Valor médio de 60 a 90 centavos por unidade.

 

fralda descartável biodegradável
Fralda descartável biodegradável

Fralda descartável Biodegradável

Essas fraldas estão entrando agora no mercado nacional e promete ser bem melhor do que a comum para o meio ambiente e para pele do bebê, elas são feitas de bioplástico feito de amido de milho e batata.

– Tempo médio de decomposição de aproximadamente 5 anos.  Há também quem oriente que possa ser descartada tudo em lixo para composteira, já que até sua embalagem é feita de bioplástico e tinta biodegradável.

Seu uso pode ser prolongado até 10 horas devido sua boa absorção ( volto a dizer, higiene do bebê é prioridade)

Comprou, usou, jogou.  (Prático também)

 Uso único descartável.

– Vegana, ou seja, livre do uso de animal para testes ou material.

 São bem menos abafadas e desconfortáveis se comparadas à descartável.

– geralmente recomendado  uso de pomada para assadura.

– Tem de diversos tamanhos, valores e tipos.

– Valor médio de 2,50 por unidade

 
 
Fraldas de pano num cesto
Fralda de pano

Fraldas de pano

Basicamente a mesma que nossos pais usaram ( as famosas fraldas cremers) : feita de pano de algodão, em formato de retângulo ( 70x80cm), com sua dobragem típica que podem ser feitas de diversas maneiras, podem ser presas com velcro ou alfinete ( com trava especial, para não machucar o bebê) e por fora uma capa de material plástico (calça plástica) do formato de uma fralda descartável, com uma “telinha” de nylon dentro para encaixar o pano absorvente.  Essas capas plásticas tem diversos tipos de fechamento, como velcro, botão de pressão, e elástico, por exemplo…
– São feitas em média 6-7 trocas por dia, a absorção dela é menor. 
 Diminui o tempo de desfralde devido à maior percepção de quando está “molhado”. (Isso é um assunto polêmico que merece um post todo sobre isso.)
 Durabilidade: Os panos de algodão podem ser utilizados durante os 2 anos, e a calça plástica também, vai depender do tamanho e modelo que comprar. 
– Apesar de não gerar nenhum lixo, tem o gasto hídrico e uso de sabão de côco, o que pode ser questionável o fator sustentável… mas nem de longe se compara à “pegada ambiental” deixado pelas descartáveis. ( para quem se interessa por esse estudo, deixarei um link no fim da página de um artigo que usei como referência).
Para lavar  : “Número 1 “– deixa de molho e máquina, “Número 2″– Tira o excesso, deixa de molho e máquina. Secagem no varal e passa ferro ( para “esterilizar”) enquanto já deixa dobradinha. Com certeza é a maior desvantagem da fralda reutilizável,
Pode ocorrer vazamentos dependendo da quantidade de “resíduos” e se não estiver muito bem ajustada com o tamanho do bebê.
Não provoca assaduras
– Todos vão dizer que você é louco (quem não é?).

Valor por unidade:

Pano de algodão : 4,50 reais + Calça plástica com botão de pressão: 6 reais.  total: 10,5 reais 

 

 
 

Fralda ecológica ou moderna

Essa divisão tem diversos modelos, vou listar alguns tipos para “abrir a mente” de vocês.

Fralda ecológica

 

Tem milhares ( ou milhões) de modelos de cor ( dá pra pirar nos estilos), tamanho e tipo de fechamento, como velcro, botão de pressão e etc. Também há diversos tipos de absorventes internos. Funciona como a fralda de pano tradicional, porém com um absorvente moderno. A fralda é composta de PUL por fora, um material impermeável que garante o respiro da pele, e suedini por dentro.

– durabilidade da absorção de aproximadamente 6 horas

– dependendo do modelo tem pouquissimo ( ou nada) de vazamento

– Pode durar os 2 anos de uso de fralda do bebê

– Garante o respiro da pele  e mais confortável.

– Pode diminuir o tempo de desfralde ( Relembrando que é assunto polêmico)

– Não provoca assaduras

– Pra Lavar é só retirar os absorventes e lavá-los na máquina

– Tipos de absorventes:

Microfibra: Material muito absortivo, não pode entrar em contato com o bumbum do bebê para não secar demais a pele.

Bambu: Apesar de mais absorvente que a microfibra, pode estar em contato com a pele do bebê, é mais caro e em geral é comprado separado da calça plástica

carvão: são considerado os mais eficientes e saudáveis para a pele do bebê.

– Valor unidade: média de 50 reais ( fralda + absorvente)

 

absorvente de carvão de bambu
Absorvente de carvão de bambu (imagem da internet)
absorvente de cânhamo
absorvente de cânhamo (imagem da internet)

Fralda ecológica – All in one/ tudo-em-um

 
Fralda All-in-one
fralda all-in-one (imagem da internet)

São como se fossem uma fralda descartável, já vem pronta e montada, mas a sua composição é diferente e é reutilizável. 1 fralda pode substituir 270 fraldas descartáveis. A  grande vantagem é que como é tudo embutido, fica fácil para quem não tem prática de uso, como por exemplo ao deixar na escola ou com os avós.

Composição:  Lycra por fora, e uma camada de tecido impermeável, e três absorventes embutidos por dentro. Os absorventes são feitos de melton com dry-fit ( o dry-fit fica em contato com a pele)

Durabilidade: Na configuração normal, dura até 6 h de absorção, se acrescentado um outro absorvente, dura até 12h, no caso do uso noturno.

Sujou, troca tudo e lava tudo junto. (prático, né?)

Não é descartável!

– Tamanho único 4kg até 16kg

– Não provoca assaduras

Não gera lixo, porém tem o gasto hídrico e uso do sabão.

valor unidade: 70 reais.

calculadora de fraldas
tabela de fraldas de acordo com o site da fralda "Pampers"

3. Quanto vou gastar com fraldas?

Agora tudo fica mais interessante ainda. Vou explicar de uma forma rápida, afinal, sou médico e médicos são péssimos em conta. (geralmente)

O Tempo de uso da fralda foi considerado aproximadamente 2 anos, mas esse tempo de desfralde é algo totalmente pessoal e natural do desenvolvimento do bebê, deve ser respeitado a individualidade

A Maturidade neurológica e emocional se inicia apenas à partir dos 2 anos de idade. Ou seja, estamos fazendo uma conta mínima.

 

Fralda descartável: uso aproximado é de 4000 unidades.

Valor da unidade: média de 80 centavos 

Valor total: R$ 3.200,00 

  

Fralda Descartável biodegradável:  uso aproximado de 3.500 unidades.

valor da unidade: 2,50 reais

Valor total: R$8.750,00

 

Fralda de pano: O sugerido é que você tenha 20 unidades de pano absorvente e pelo menos 20 unidades de calça plástica ( trocar conforme for crescendo, caso não tenha um “tamanho único”) e 6 reais de alfinete.

– Valor da unidade: 10,5 reais

– Valor total: R$132,00 ( hmmm… )

 

Fralda ecológica All-in-one

Nos lugares que li, não vi como modelo sugerido para ter o enxoval inteiro, mas caso queira…

20 unidades sempre cai bem para todo o enxoval

– Valor da unidade: 70 reais

– Valor total: R$1.400,00

Fralda ecológica

Esse também entra na regra das sugeridas 20 unidades para todo enxoval, porém em alguns lugares que li, sugeriu acrescentar 4 unidades noturna. Então vamos, lá – 24 unidades

– Valor da unidade: 50 reais

– Valor total : R$1200,00 

 

 

Aí você pode dizer: Tá, mas você está ignorando os gastos com água e energia para lavar. Eu realmente não sei fazer esse cálculo (como já disse), mas encontrei quem saiba (é o que importa)! Peguei de referência em um site uma tabela de uma mãe e economista. Ela calculou sendo energia de São Paulo e ano de 2017 que gastaria com água e energia um total de R$337,00 para os 2 anos, só somar!

( site referência: Me poupe na web – Fralda de pano  )

Renata Guerra e Samira usando fralda de pano
Renata Guerra e Samira usando fralda de pano

4. Nosso Relato e escolhas

Nossa escolha logo de início foi a fralda de pano tradicional por alguns motivos e vamos explicar o porque.
Como a gestação foi inesperada, não havíamos nos planejados financeiramente e teríamos diversos gastos a mais além da fralda , então ao pesquisar sobre as fraldas vimos que a qual teria o menor custo inicial seria a fralda de pano, juntando a isso, estávamos na casa da mãe da Renata e ficaríamos o resguardo com eles, e ela usou para os três filhos ( Renata e irmãos) exatamente esse tipo de fralda, então ela sabia nos orientar tudo sobre e claro, adorou a ideia. E nós, claro, adoramos a ideia de usar o mesmo tipo de fralda que a Renata usou e que deu muito certo. Se isso não é uma família tradicional brasileira, eu não sei o que é… 

 

 

Nossa experiência

Para contextualizar, nossa experiência é totalmente fora do habitual. Nosso parto foi em casa, tínhamos o apoio dos avós para fazer os cuidados diários da casa e para ajudar com o “serzinho” novo. Pra nossa “sorte”, eles são pessoas incríveis que desde sempre valorizam o saudável e o sustentável, então não tivemos conflitos nenhum de opniões, apenas ideias que complementavam nosso desejo do cuidado

 

– Estávamos na cidade de AnápolisGO e compramos tudo lá. 

As capas plásticas não foi difícil de achar, já que usamos um modelo tradicional, que já era usado antigamente. 

As fraldas de algodão a gente também comprou pronta na medida 70x80cm, mas a tia da Renata reforçou a lateral “fazendo a bainha” ( quem sabe, sabe… eu continuo sem saber)

 

– Quanto Pagamos? 

Capa plástica: R$6,00 a unidade.

Pano de algodão 70x80cm: R$4,50 a unidade

Compramos conforme pesquisamos: 20 unidades de fralda de pano e 6 unidades de capa plástica.

total: R$210,00. (juro)

 

– Como dobramos?

Preferimos fazer um video explicando pra ficar mais fácil de entender:

 

 

Como usamos?

 

De dia: Assim que percebemos que vazou urina ou que fez número 2, a gente já troca. Caso não tenha nenhuma intercorrência pode ser utilizada por até  4h, mas por enquanto nunca precisamos deixar tanto tempo. 

 

 

De Noite: A gente reforça com 2 fraldas de pano, fica um “voluminho” um pouco maior, mas como ela não tem refluxo frequente, não tem problema. Ela consegue dormir a noite toda, sem vazar e sem precisar trocar.

.

 

Obs: Explicando sobre o Refluxo: Ao colocar um reforço a mais de pano, o bumbum fica um pouco mais levantado em relação à cabeça, e a gravidade pode fazer o leite voltar pra boca, mas com a Samira não acontece isso frequentemente. Qualquer dúvida, procurar orientação com o pediatra. ( saiba que dificilmente ele irá te encorajar a usar esse tipo de fralda)

 

 

Como lavamos?

Colocamos a fralda suja de molho só na água ( pode colocar vinagre de álcool e bicarbonato se preferir) , se tiver “numero 2” tiramos o excesso antes. Deixamos de molho por aproximadamente 2-3horas e depois colocamos na máquina de lavar. 

– Deixamos secar ao sol e passamos com ferro fazendo a dobragem já explicada.

 

 

 – Planos para o futuro:

 

Vamos manter o uso da fralda de pano e da calça plástica que já compramos, nos adaptamos bem e não temos nenhum gasto ou prejuízo com isso, e sim muitas vantagens. Um ponto negativo é que dependendo da quantidade de xixi ou coco, acaba vazando um pouco pra roupa devido a sua baixa absorção, que pode ser o motivo crucial para os próximos meses testarmos as fraldas ecológicas modernas, principalmente quando ela estiver comendo e o coco for algo mais “complicado de lidar”.

 

 

Comentários finais

Trouxemos diversas informações que podem ser úteis na sua decisão. Não se apegue ao que “todos fazem” e muito menos à apenas um estilo. É muito possível utilizar fraldas descartáveis para viagem por exemplo, e as outras em casa, ou comprar um pouco de cada para fazer o teste. A melhor fralda vai ser aquela que se adequa mais à sua vida e o que importa é ser um processo de aprendizado, leve e saudável pra família toda.  Esse foi nosso primeiro post e queremos muito saber sua opinião, se gostaram, sugestões ou críticas!

 Muito Obrigado por ler!

 

.-Familia Samira na Lua

 

Familia Guerra Abreu - Samira Na Lua

Algumas das nossas referências:

Familia Guerra Abreu - Samira Na Lua

Quem Somos

Somos uma família de viajantes em (des)construção, se encontrando num mundo sustentável e ecológico. Queremos compartilhar tudo que estamos aprendendo e vivenciando nessa nova fase da vida. Sempre tivemos um estilo de vida diferente do habitual e uma gestação inesperada que poderia ser o “fim das nossas aventuras” (como diziam) tornou nossas escolhas com ainda mais sentido.

 

Rafa Abreu é músico e médico por formação, trabalha em pronto socorro e viagens voluntárias desde 2016.
Renata Guerra é modelo pelo mundo desde 2014, pelas agências Mega Modelo Brasil, MGM, The Lab, entre outras…
Samira é o resultado desse encontro.
Seja Bem Vindo

Receba os posts em tempo real!

6 comentários em “Fralda de Pano, ecológica ou descartável: qual a melhor opção?”

  1. Muito legal o lance de repassar a informação e experiência, ainda mais quando se trata de um tema que não tem muita info chegando… sobre fraldas o que chegou pra mim até agora foi os caras do meu escritório falando e foi unânime… “Will, faz um chá de bebê monstro, arrecada bastante fraldas e o que faltar vc complementa com fraldas baratas do Brás e compra muito hipoglos pra irritações e alergias!”

    Valeu, agora mais do que valores, temos infos de como isso reflete no mundo!

    Parabéns pelo post e iniciativa! 👏🏻

    1. samiranalua@gmail.com

      Eai, WIlll!
      Boa!! Fiquei feliz de poder dar uma visão melhor das opções.. precisando de algo, manda mensagem!!
      tamo juntasso!!
      Abraço!!

  2. Quanta informação boa, gostaria de ter lido antes do meu bebê estar tão grande, realmente as fraldas descartáveis geram muito lixo, muito mesmo, é assustador, gostei muito dessas fraldas de pano modernas, vou procurar para experimentar, meu sonho me livrar das descartáveis. Só penso realmente no cocô, pq agora que o neném come está muito fedido kkk

    1. samiranalua@gmail.com

      Oi, Aline!!
      Que massa que gostou da ideia!! Quando vi que eram 7 bilhòes de fraldas por ano, eu não acreditei na dimensão que é…. A gente ainda não tem propriedade pra falar do cocô dos bebês mais velhos, não deve ser dos mais agradáveis!!kkk Mas, por não ter produto químico nenhum pra misturar com o cheiro, pode ser que não fique tão “forte”…
      vale a pena testar! Dá pra comprar poucas só pra experimentar…
      Qualquer coisa, conte com a gente!!

  3. Não penso em ter filho tão cedo mas adorei o post e todas as informações, adoro aprender mais sobre pra quando eu tiver um baby estar mais preparada e principalmente bem informada. Já vou salvar esse aqui! Vcs estão arrasando!! Família inspiração! Já admiro muito.

    1. samiranalua@gmail.com

      Aee!! Mais uma “familia ecológica” pro time! hahah
      Muito massa você ter essa consciência de se preparar pro filho!Faz toda diferença.
      Contem com a gente pra o que precisar! Samira já está esperando o amig@! hahah

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − um =