Corpo de Modelo

O que está acontecendo? De onde surgiu isso tudo? essa pergunta valia a volta pra Europa e o mais importante: a sua saúde.
Do jeito que a pele da Renata estava, ela não iria conseguir nem embarcar…
Eu como médico poderia tentar ajudar, mas não poderia invadir sua privacidade da saúde, principalmente porque ela se mostrou reservada e veja bem … apesar da nossa conexão forte, havíamos nos encontrado pouquíssimas vezes…
(pra você ter ideia: ela só me mostrou todas essas fotos depois de alguns meses)
Renata Guerra - Somatização - Corpo de Modelo

Corpo de Modelo - Parte 3

Assim que ela acordou e viu como estava, já foi ao hospital pra avaliar a gravidade e se possível um diagnóstico. 

 

Exames todos normais, remédio pra alergia e liberada pra casa. 

 

Eu de longe podia orientar quais especialistas procurar e etc, mas me parecia uma alergia e que tudo ia passar em poucos dias. 

 

Mas não passou…

 

Poderia pensar que íamos ficar mais unidos com isso já que ela tinha um problema do qual eu poderia orientar, mas nos afastamos fisicamente. Ela não queria encontrar comigo assim e eu respeitei.

(“Respeitei…” e só convidei 76x pra todos os show do Lollapalooza, entre eles Show do Red Hot, Pearl Jam, Imagine Dragons, liniker, Tash Sultana, praia, e etc..mas, PENSA numa pisciana determinada no isolamento social). 

 

 segurou firme mesmo com as fotos chegando em seu whatsapp:

Ficamos 3 semanas se falando por mensagens, alguns dias mais, outros dias bem pouco, enquanto isso ela ia aos especialistas de alergia, infecção, exames e mais exames e nada de melhorar significativamente. Assim que passava o efeito do remédio, as manchas voltavam…

À cada exame normal e tentativa de achar uma causa específica frustrada, o motivo parecia ser mais óbvio… 

 

– voltando alguns dias atrás –

Poucos dias depois de nos encontrarmos pela primeira vez, ela me contou sobre o momento que estava vivendo em sua carreira e que a meditação havia dado forças pra ela se apoiar em sua essência e reafirmar sentimentos que já tinha sobre o que estava passando.

 

Disse que tomou uma decisão que melhoraria sua vida.

 

 

.- Ontem me desliguei da agente principal da minha carreira.

 

 (Minha cabeça nesse momento: OOO QUE?? ACABEI COM A CARREIRA DESSA GAROTA!! Putaquepariu e agora? kkkk )

 

Ela se justificou e tudo fez sentido.

 

Era grave, era sobre sua saúde, era sobre como ela via seu corpo, era sobre como faziam ela se sentir, se desenvolver, se (des)valorizar

 

Era tratar coisas extremamente valiosas e importantes, que é a sua percepção de imagem, sua formação de personalidade, sua saúde e corpo, e reduzir tudo isso à um objeto, ou à um simples “cabide” incansável, que tinha que estar em padrões inatingíveis. 

 

Ela  se jogou nesse mundo com 18 anos, no pico do desenvolvimento de sua personalidade e auto conhecimento, em turbilhões de vaidades e inseguranças e encontrou um mundo bem pesado.

 

Quando ela me contou o que estava passando foi fácil entender sua decisão 

 

Ela foi morar em outro país sem nunca ter saído do seu próprio estado, Esse país era Inglaterra e ela não sabia falar “Hi” em inglês. 

Viajou motivada em sonhos e encontrou um mundo da moda pouco empático. Pra conquistar esse trabalho é preciso pegar diariamente uma fila de centenas de modelos pra  fazer o casting (entrevistas) e raramente receber um “sim” ou um comentário positivo sobre seu corpo e desenvolvimento na carreira, com críticas duras a respeito de sua imagem, como por exemplo sobre as “medidas“, sem ter nenhum cuidado ao dizer de características físicas ou se isso vai refletir em algo negativamente.

(Por favor, peço pra que não julgue: ” – Ah, mas que bobagem, está se vitimizando…”  Não. Não faça isso.)

 

 Quando contratada, havia a possibilidade de trabalhos pesados, cachês muito baixos ou equipes pouco preocupadas com o bem estar da modelo ( do ser humano, diga-se de passagem) . Como por exemplo trocar dezenas de vezes de roupa para fotos “estação verão”  em pleno inverno Europeu à qualquer hora do dia e lugar  (inverno de verdade, não o inverno brasileiro), muitas vezes sem oferecer um mínimo de suporte, como alimentação adequada ou tempo de descanso.

  

Claro que na carreira de modelo existe muita arte (MUITA ARTE), benefícios e bons valores, e estes fatores eram suas motivações e objetivos, mas ela entendeu que pra pegar esse caminho seguro e se proteger dessas crueldades veladas (ou bem descaradas) ela precisava de uma agente (manager) que fosse convicta em bons ideais e com responsabilidade emocional pra preservar sua saúde mental e física, além disso que garantisse a autonomia em sua carreira

Ela já tinha uma manager em mente  que admirava muito e que sentia ter esse cuidado e profissionalismo com a modelo.

 

Poucos dias após essa decisão: Negócio fechado! Já estava em boas mãos e com quem sentia confiança.

  

 

 

 

 

Voltando para as manchas na pele.

 

Quanto mais o tempo passava e um diagnóstico não era confirmado, tudo indicava que isso se tratava de uma Somatização.

 

Somatização é quando causas psicológicas como estresse extremo, muita ansiedade, luto, ou algo muito forte que a pessoa está sentindo é apresentada no corpo com algum sintoma ou alteração visível, sem alterar exames usados pela medicina convencional.  

 

É como um vulcão entrando em erupção e externalizando todo transtorno interno.

Por exemplo: Tem pessoas que tem dores de cabeça fortíssimas quando estão em situações extremas, já outras o cabelo começa a cair, ou… pode aparecer “manchas” na pele.  

   

 

Depois de algumas semanas consegui finalmente encontrar com ela

 

UFFA!

 

A pele já estava bem melhor e pensando nesse diagnóstico de Somatização  começamos a aplicar tratamentos que estavam acessíveis e poderiam ser feitos enquanto buscávamos outro possível diagnóstico. 

 

Fomos para mais meditações, viagens, boas conversas e colo familiar

 

Minha vó paterna que tem como religião a Sukyo Mahicari ajudou muito aplicando Okiyome, prática japonesa que irradia a Luz Divina através das mãos, levei ela também para receber o Johrei da religião Messiânica com a minha mãe e tudo foi melhorando ainda mais… 

 

(obs 1: O Tratamento correto e seguro pra esse tipo de transtorno psicológico potencialmente grave é associar com ajuda profissional. Existem muitos tipos de terapia e elas salvam vidas

 

Obs2: Quando leva a crush pra vó e mãe conhecer, o negócio fica sério… kkk) 

 

Em poucos dias essas manchas não apareciam mais e à cada dia a Renata aparecia mais em minha vida, inclusive nunca só... sempre bem acompanhada da Bruna, sua amiga de longa data que poderia ser minha amiga de infância.

 

e eu acho que o ápice do tratamento foi nesse dia:

 

 

Tudo isso aconteceu muito rápido e de intensidade nível alto:

 

Mandei o primeiro “Oi” dia 26/02, conheci ela pessoalmente dia 04/03, sendo que os planos dela era ir embora 15/03,  esse salto foi dia 08/04 e já havia acontecido MUITA coisa nesse período de tempo. 

 

mesmo depois de tantos acontecimentos Nossa História estava apenas começando e com a pele agora boa ela já poderia voltar pra Europa…  ( pensa num 2018 dramático)

 

mas…

 

Tenho um convite à você que chegou até aqui nessa viagem:

  

 

Vamos Juntos Nessa Jornada? Tem Coragem?

Rafa Abreu e Renata Guerra - Holambra

Seja Bem Vindo ao Blog Samira na Lua

Siga nosso blog!
Familia Guerra Abreu - Samira Na Lua

Quem Somos

Somos uma família de músicos viajantes em (des)construção, se encontrando num mundo sustentável e ecológico. Queremos compartilhar tudo que estamos aprendendo e vivenciando nessa nova fase da vida. Sempre tivemos um estilo de vida diferente do habitual e uma gestação inesperada que poderia ser o “fim das nossas aventuras” (como diziam) tornou nossas escolhas com ainda mais sentido.

    Rafa Abreu é músico e médico por formação, trabalha em pronto socorro e viagens voluntárias desde 2016.

    Renata Guerra é modelo pelo mundo desde 2014, pelas agências Mega Modelo Brasil, MGM, The Lab, entre outras…

   ⇒ Samira é o resultado desse encontro.

Seja Bem Vindo

15 comentários em “Corpo de Modelo”

  1. Meu Deus parece final de novela, ficamos ansiosos por cada capítulo. A história e empolgante, cada detalhe e a conexão de vocês. E como ler um livro ficamos viajando na história. Parabéns 👏🏼👏🏼 . Cada dia admiro mais essa família 😍

    1. samiranalua@gmail.com

      Hahahaha se fosse novela eu acharia que estariam inventando demais 😂 muito obrigado pela mensagem!! Nossa motivação fica lá no alto!! Vamos junto!!

  2. Cláudia Soares Costa

    Vida de modelo não é só glamour, há também o outro lado no qual se faz necessário características como disciplina, persistência, coragem, inteligência e principalmente paciência. Nem preciso comentar pois tais características acompanha Renata deste sempre. A pressão com certeza meche muito com o psicológico. Parabéns Renata pela determinação e força e saber o momento de prosseguir e recuar com certeza é um diferencial para a profissão de modelo. E parabéns pelo blog samiranalua estamos aqui acompanhando sempre…..perdi alguns mais vou retornar à leitura….

    1. samiranalua@gmail.com

      Muito Obrigado, Claudia pela mensagem! Realmente é uma profissão que precisa de muita dedicação! Ficamos muito felizes por ter gostado e estar acompanhando!! Nos motiva ainda mais ❤️❤️❤️

      1. Cláudia Soares Costa

        Sem contar que estamos sim amando a história ….O blog está muito bacana. A parte da meditação ainda não consegui colocar em prática, mais logo logo faremos. Abraços

  3. Vocês são muito perfeitos, serio, que casal foda que eu admiro e tive a felicidade de conhecer! O blog de vocês esta incrivel, eu to amando ver toda a história de vocês! Muita luzz!!!

    1. samiranalua@gmail.com

      Eai Kely!!! Tivemos a alegria de cruzar com vocês na Italia e foi muito especial!! Baita sorte a nossa!! Vocês tbm são pura luz!! Ihaa !! Valeu por acompanhar o blog!! Abraçãoo

  4. Fernanda Maria

    Conheci vocês através do meu primo Gabriel Kasteller, que me disse que havia feito um curso (no Nossa Toca) o qual tinha ajudado na produção de uma música muito bacana. Foi então que ele me mandou a música “Protetor Solar” no dia do lançamento.
    Como curti demais o som, ontem resolvi procurar no Instagram de quem eram aquelas vozes tão gostosas de se ouvir.. e a partir daí conheci vocês. Pelo que pude ver pelo insta, se tratava de um casal querido, simpático e com uma conexão incrível. Eu, por curiosa logo imaginei: como foi que eles se conheceram? A história deve ser linda..
    E hoje, deslizando o feed, para minha surpresa descobri que tinham relatos no blog e logo vim aqui ler, e não é que tinha a resposta para minha pergunta curiosa? heheh. Inclusive, aguardo ansiosa os próximos relatos.
    Obrigada por compartilharem conosco essa história tão linda, por nos fazerem acreditar no amor e nos propósitos que o universo nos concede! 🙏🏼✨

    1. samiranalua@gmail.com

      Olá!! Fernanda! Tudo bem? Seja sempre bem vinda!
      Que mmaaassa!! Gabriel é um cara muito fantástico! Ele tem um pedação importante nessa música! Sou muito grato!
      Adorei o sentimento que a música te causou, com certeza as colaborações de todos durante o curso foram grandes responsáveis por isso. Nossa história postada só está começando! tem muita coisa divertida! espero que goste da continuação!
      Manda um Oi no instagram pra conhecermos sua história também!
      Beijos da Familia !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − dez =